Soma de Frações Imprimir E-mail
Conteúdos do Ensino Fundamental
Ter, 24 de Fevereiro de 2009 12:01

Para somar duas frações observamos se as mesmas possuem o mesmo denominador. Neste caso, o resultado é uma nova fração onde o numerador é a soma dos numeradores e o denominador é o mesmo das frações que estão sendo somadas.

Caso os denominadores sejam diferentes, obtemos duas novas frações, respectivamente equivalentes, com denominadores iguais usando o seguinte método:  multiplica-se o denominador da primeira fração pelos números da segunda fração (numerador e denominador) e o denominador da segunda fração pelos números da primeira fração (numerador e denominador), obtendo duas novas frações com o mesmo denominador.  Finalmente, somamos os numeradores e conservamos o denominador como no caso anterior.

Caso uma das frações seja um número inteiro, você pode vê-la como uma fração com denominador 1 e utilizar o método do parágrafo anterior.

Você pode utilizar o MPD abaixo, para verificar a operação de acordo com o método acima.

Soma de Frações