Home Aulas recentes
Ensino Fundamental Imprimir E-mail
Últimas novidades do IGM - Informações principais

Clique na TV e assista a esta vídeo-aula sobre frações. Depois de assistir ao vídeo continue para que possamos entender melhor o que seja uma fração.

Video-aula: Frações

Agora que você assistiu a vídeo-aula, vamos estudar mais detalhadamente as frações.

Os numerais que representam números não inteiros diferentes de zero são chamados frações e os números inteiros utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou traço de fração.

Numerador

Denominador

onde Numerador indica quantas partes são tomadas do inteiro  e  Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro.

A Figura 1 illustra a fração "quatro quintos" em sua representação numérica e em formato gráfico. Para ver outros exemplos acesse o MPD (Material Pedagógico Digital) que o ajudarão na compreensão do conceito e representação numérica de fração. Clique na figura abaixo.

Frações

Figura 1

Na Figura 2, temos um exemplo,  já resolvido, de como escrever corretamente uma fração (sete oitavos) exibida em formato gráfico. Para fazer uma variedade de exercícios sobre o tema clique na figura abaixo:

Exercícios sobre frações
Figura 2

Última atualização em Ter, 12 de Maio de 2009 00:26

Soma de Frações Imprimir E-mail
Introdução às Frações
Ter, 24 de Fevereiro de 2009 12:01

Para somar duas frações observamos se as mesmas possuem o mesmo denominador. Neste caso, o resultado é uma nova fração onde o numerador é a soma dos numeradores e o denominador é o mesmo das frações que estão sendo somadas.

Caso os denominadores sejam diferentes, obtemos duas novas frações, respectivamente equivalentes, com denominadores iguais usando o seguinte método:  multiplica-se primeira fração pelo denominador da segunda fração e a segunda fração pelo denominador da primeira fração. Finalmente, somamos os numeradores e conservamos o denominador como no caso anterior.

Caso uma das frações seja um número inteiro, você pode vê-la como uma fração com denominador 1 e utilizar o método do parágrafo anterior.

Você pode utilizar o MPD abaixo, para verificar a operação de acordo com o método acima.

Soma de Frações

Última atualização em Ter, 16 de Junho de 2009 16:43