Método de Cramer

Conteúdos de Álgebra Linear
Dom, 30 de Agosto de 2009 12:01

Menor complemento

Dada uma matriz quadrada  A  de ordem  n,  chamamos  menor complemento  do elemento  aij  de A, e representamos por  mij,  ao determinante da matriz quadrada de ordem  n-1,  que é obtido ao retirar a linha  i  e a coluna  j  a que pertence o elemento  aij.

Cofator ou complemento algébrico

Seja  A  uma matriz quadrada de ordem  n.  Chamamos  cofator  ou complemento algébrico do elemento  aij  de  A, e representamos por  Aij,  ao determinante da matriz quadrada de ordem  n-1,  que é obtida ao retirar da linha   i  e da coluna  j  a que pertence o elemento  aij, precedido do sinal  " + "  ou  do sinal  " - ", segundo seja par ou ímpar a soma dos subindices  i + j,  ou seja:    Aij = (-1)i + j . mij

A matriz que se obtém ao substituir cada elemento  aij  de  A,  por seu cofator  Aij, chamamos  Matriz dos Cofatores de  A  e  representamos  por   Cof(A).

O MPD abaixo calcula, passo a passo, a Matriz Adjunta de uma matriz dada:

Clique para acessar o MPD

Cofatores e Matriz dos Cofatores

Clique na Figura

A transposta da Matriz dos Cofatores de  A   é a Matriz Adjunta de  e  a representamos  por  Adj(A).

Última atualização em Qui, 10 de Setembro de 2009 16:32